
BÍBLIA DA MULHER
A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA DE UMA TEOLOGIA FEMININA
![]() |
Elizabeth Candy Stanton |
Em 1895, Elizabeth Candy Stanton publicou uma Bíblia para mulheres, com a intenção de libertar-se daquilo que alegava ser a “opressão” das Escrituras. Fez comentários de textos de particular interesse das mulheres e retirou versículos que considerava corrompidos por uma tendência machista. Foi motivada por questões de sua experiência pessoal e estava ávida por uma posição acima das Escrituras. Esse posicionamento contribuiu para a construção ideológica de uma teologia feminista, que faz da consciência individual e da experiência pessoal a base final para a interpretação das Escrituras. Um século mais tarde, a equipe editorial da Biblia da Mulher (The Woman’s Study Bible) escolheu colocar-se sob a autoridade das Escrituras. Foi usada uma abordagem objetiva. Buscaram entender a mensagem da Bíblia, enquanto comprometiam-se a vivenciar seus princípios de fé e prática. Curvaram-se diante da absoluta veracidade e singularidade da Palavra de Deus. Não precisaram torcer, reescrever as Escrituras, redefinir suas palavras nem escolher o que iriam aceitar como autoridade ou o que exaltaria a razão humana. Ao contrário, comprometeram-se a pesquisar profundamente as Escrituras, a fim de encontrar uma palavra de Deus sobre a mulher e sobre como deve viver.
Antes de começar qualquer pesquisa ou de fazer anotações, estes princípios foram adotados em atitude de oração:
- Uma exegese diferenciada, que extrai do texto seu significado sem uma leitura que força opiniões pessoais sobre ele.
- Conhecimento intuitivo, que combina o discernimento da intuição com a disciplina do estudo, trazendo uma nova dimensão à interpretação evangélica.
- Sensibilidade educacional, que traz novos e estimulantes meios de encorajar e de inspirar.
- Amizade conselheira, que envolve laços espirituais e que busca espaços comuns em vez de extremos opostos nos questionamentos sobre a interpretação das Escrituras.
- Serviço criativo, que une mente e coração para apresentar inspiração e direcionamento renovadores e relevantes.
![]() |
A Bíblia da Mulher |
Os principais pontos da Biblia da Mulher (publicada no Brasil pela SBB na versão Almeida Revista e Atualizada) estão habilmente entrelaçados e são de fácil acesso por meio de um extensivo sistema de referências. Os artigos trazem pensamentos desafiadores, meditações devocionais e desenvolvimento prático da fé.
The Woman’s Study Bible
|
Todos esses elementos são colocados em um guia que mostra como usar os recursos desta Bíblia – todos os tópicos, retratos, quadros, mapas e muitos dos assuntos cobertos nas notas. Com extensivas referências cruzadas, os tópicos e os retratos estão colocados por livro e capítulo em pontos de referência; gráficos e mapas podem ser localizados facilmente pela ordem alfabética. Uma breve concordância com palavras importantes da Bíblia também foi incluída.
A leitura deste livro se mostrará recompensadora para as mulheres que se dedicam seriamente ao estudo bíblico, ao mesmo tempo que oferece uma introdução ao estudo da Palavra de Deus às que desejam conhecer as Escrituras com reverência e de coração aberto. A inesgotável Palavra de Deus vai aproximá-la do Pai e de seu amor, desvendar e dar-lhe compreensão de sua vontade. Vai revelar sua lei e princípios de vida, oferecer desafios para sua mente, valores morais para sua vontade e renovação espiritual para seu coração. Cada mulher que abrir a Palavra de Deus pode receber a história da redenção como sua história particular de libertação. Deixe A Biblia da Mulher ser um agente de mudanças em sua vida, ajudando-a a desvendar a Palavra de Deus, a compartilhar suas promessas e a trazer desafios de Deus para você.
![]() |
Dorothy Kelley Oatterson |
Texto adaptado de Dorothy Kelley Oatterson
Editora Geral do projeto The Woman’s Study Bible.
Assuntos relacionados:
Faça um comentário