
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM CURSO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA?
Você já teve dificuldade para entender uma passagem bíblica, ou entender “mais ou menos”? Já ficou confuso com algum texto? Você sabe preparar um estudo temático, textual ou expositivo? Você já ficou triste por não compreender o que lê na Bíblia?
O que você sabe sobre a Bíblia?
Muitos de nós cristãos passam a vida – ou grande parte dela – lendo e estudando a Bíblia. Porém, nunca pensamos em separar um tempo para o estudo orientado e direcionado. Um estudo que possa contar com um professor qualificado e preparado que oriente corretamente.
Vamos aos cultos, lemos algum trecho da Bíblia, escutamos o pastor interpretar. Também vamos às Escolas Bíblicas Dominicais, onde fazemos estudos temáticos, pontuais. Nunca paramos para fazer um curso completo de interpretação. Todo o conhecimento que temos vem através da igreja e de estudos pessoais.
Isso é bom. Porém, muitas vezes o resultado é uma compreensão parcial das escrituras. Como nunca estudamos o todo, temos um monte de partes fragmentadas de conhecimento. Como não sabemos como interpretar, acabamos não entendendo direito.
Só a inspiração do Espírito Santo basta?
O cristão crê que basta a inspiração do Espírito Santo para receber a interpretação da Bíblia. Como se isso nos isentasse na importância de estudar as escrituras. O estudo nos proporciona a oportunidade de uma maior aproximação da Palavra. De um entendimento intelectual amplo e correto.
Você já parou pra pensar por que alguns pastores ou igrejas interpretam passagens bíblicas de forma diferente? A raiz desse problema muitas vezes não está apenas na orientação dada pela igreja. É muito comum que pastores e pregadores usem “métodos” diferentes de interpretações.
Cuidado! A interpretação equivocada é repreendida por Jesus, veja:
“… Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. (Mt.22.29)
Jesus repreende fariseus e saduceus por não terem o correto entendimento da palavra.
Uma interpretação errada da Bíblia é uma heresia, como alertou Pedro
“…no meio do povo surgirão falsos profetas… os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras…” 2Pe.2.1
Perceba como tanto Jesus quanto Pedro alertam para o perigo das “heresias” as interpretações erradas dos Textos Sagrados.
A Bíblia merece um curso de interpretação bíblica
A Bíblia não é um livro fácil. Foi escrito por Deus em tempos remotos por meio de pessoas de línguas e culturas diferentes da nossa, cujos públicos imediatos eram diferentes de nós em muitos aspectos. É também um livro escrito por Deus sobre Deus e a obra que ele está fazendo no mundo.
Uma obra de tal Autor divino, sobre um assunto tão imenso, deve ser difícil de compreender completamente. Portanto, vamos colocar aqui algumas razões para você fazer um curso de interpretação bíblica:
1. O estudo da Bíblia ilumina nossa leitura diária.
Toda a Escritura é exalada por Deus e proveitosa para o ensino, para a reprovação, para a correção e para o treinamento na justiça, para que o homem de Deus seja completo, equipado para toda boa obra. (2 Timóteo 3: 16-17)
O estudo da Bíblia trabalha junto com nosso tempo diário nas Escrituras.
A leitura diária da Bíblia mantém nossa conexão com Deus por meio de sua Palavra escrita. Isso nos lembra de seu caráter, promessas, nossa dependência dele e nosso futuro juntos. Ele nos familiariza e nos ajuda a compreender toda a história das Escrituras e mantém nossas almas energizadas.
Mas o estudo da Bíblia aprofunda e expande nosso entendimento de passagens bíblicas específicas; ajuda-nos a classificar os conceitos difíceis e dá uma visão do contexto da Bíblia. Idealmente, nossos tempos de estudo mais profundo resultarão em tempos mais gratificantes de leitura diária, pois o que colhemos por meio de um estudo aprofundado informa nosso tempo regular na Palavra. Através de um bom curso de interpretação bíblica, todos esses benefícios serão contemplados.
2. O estudo da Bíblia nos protege de distorcer a verdade.
Paulo também escreveu a você de acordo com a sabedoria que lhe foi dada, como ele faz em todas as suas cartas quando ele fala sobre esses assuntos. Há algumas coisas neles que são difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis distorcem para sua própria destruição, como fazem com as outras Escrituras. (2 Pedro 3: 15b-16)
A Palavra de Deus é desafiadora, e porque o pecado é um poder em ação contra o homem, é inevitável que as pessoas distorçam as palavras de Deus para seus próprios propósitos. Esse tipo de manipulação será confuso e perturbador para aqueles que não buscam regularmente uma compreensão mais completa da Palavra de Deus por meio do estudo.
O estudo da Bíblia é importante para a saúde do crente. Alguém que lê diariamente, mas nunca passa muito tempo estudando, é como uma pessoa que faz refeições regulares e nutritivas, mas nunca se preocupa em descobrir por que as refeições são nutritivas: Você ganha algum benefício, mas não consegue apreciar os componentes da refeição, nem mesmo aplique plenamente os conceitos de nutrição a outras facetas da vida.
Por exemplo, ao ler um versículo ou livro da Bíblia, obteremos o benefício de suas implicações em nossa experiência atual, mas podemos perder o significado do contexto em que foi escrito. Essa visão expandida da compreensão das Escrituras só está disponível por meio do estudo.
3. O estudo da Bíblia amplia nosso serviço.
[Apolo] havia sido instruído no caminho do Senhor. E sendo fervoroso de espírito, ele falou e ensinou exatamente as coisas a respeito de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga, mas quando Priscila e Áquila o ouviram, o chamaram de lado e lhe explicaram o caminho de Deus com mais precisão. (Atos 18: 25-26)
O estudo da Bíblia expande nossa capacidade de ministrar a verdade de Deus. A Bíblia, escrita por um Deus vivo e ativo, é um livro vivo e ativo; quem afirma ter dominado todos os seus ensinamentos está iludido.
Mesmo aqueles com um bom domínio das Escrituras, e que pregam o evangelho com precisão e honestidade, podem enriquecer seu testemunho e compreensão por meio do estudo e instrução bíblica contínuos. A busca por Jesus é uma busca para toda a vida, assim como deve ser nosso empenho em compreender sua Palavra.
4. O estudo da Bíblia abre nosso entendimento.
E começando com Moisés e todos os Profetas, ele interpretou para eles em todas as Escrituras as coisas concernentes a si mesmo. (Lucas 24:27)
O Antigo Testamento é rico em promessas de Jesus e sua obra. A narrativa do Novo Testamento se apóia no testemunho do Antigo. Um estudo mais completo de ambos os Testamentos dá um maior conhecimento do que Jesus cumpriu em sua vida, morte, ressurreição e ascensão. Também dá esperança e força de que Jesus retornará para começar seu reinado eterno.
À medida que o Espírito Santo faz sua obra em nós, tornamo-nos mais abertos à sabedoria de Deus. Os homens na estrada para Emaús estavam familiarizados com as Escrituras e até conheciam Jesus antes de sua crucificação. Mas foi só depois da ressurreição de Jesus e sua abertura das Escrituras para eles que eles ganharam uma compreensão mais profunda de Jesus e de sua obra.
Pode haver uma obra que o Espírito precisa fazer em nós antes que partes da Palavra de Deus se abram para nós. Uma passagem que lemos várias vezes, estudamos antes e achamos que entendemos pode de repente assumir novas dimensões por meio da iluminação dos olhos de nossos corações.
5. Um curso de interpretação bíblica aprofunda nossa devoção a Cristo.
Ora, esses judeus eram mais nobres do que os de Tessalônica; eles receberam a palavra com todo o entusiasmo, examinando as Escrituras diariamente para ver se essas coisas eram assim. (Atos 17:11)
De certa forma, o estudo da Bíblia é mais fácil do que a leitura diária. Como o estudo aprofundado ocorre com menos frequência, exige menos autodisciplina. O estudo da Bíblia também se concentra em menos versículos ou tópicos mais refinados, que podem parecer mais palatáveis.
Mas o estudo da Bíblia tem seus desafios. A interação com o texto é mais intensa, fazendo com que os momentos de estudo pareçam mais intimidantes do que a leitura diária. Muitas pessoas não se sentem qualificadas para mergulhar no estudo das Escrituras, o que parece que deveria ser reservado para pastores e teólogos. Mas o estudo da Bíblia é para todos; só precisamos de um plano, um bom curso de interpretação bíblica.
Curso de Interpretação Bíblica de Gênesis a Apocalipse
Se você tem interesse em fazer um bom curso de interpretação bíblica, aqui neste blog vamos recomendar o curso do Instituto Aperfeiçoamento Cristão, hoje provavelmente o melhor curso online de interpretação bíblica. É uma oportunidade de fazer um bom curso por um preço excelente. Ministrado por um especialista em hermenêutica bíblica (presbítero Wallace Mello) emprega o método de gêneros e contextos bíblicos e já treinou mais de 15 mil alunos.
Clicando na imagem abaixo, você confere uma aula grátis de Introdução à Interpretação Bíblica. Essa é a primeira aula do curso, possibilitando que você conheça um pouco melhor o curso e perceba o quanto ele pode agregar.
Confira aqui parte do conteúdo do curso: Curso de interpretação bíblica
- Serão apresentados diversos métodos de estudo bíblico como o sintético (estudo do livro bíblico), analítico (passagens bíblicas), método por tópico (estudo do assunto) dentre outros.
- Regras gerais de interpretação, fundamentos universais da interpretação bíblica vinculados à tradição, razão, fé e Escrituras.
- Princípios gramaticais de interpretação. A interpretação conforme o contexto e sentido, inclusive parábolas e profecias.
- Princípio teológicos – com a formação de uma doutrina bíblica, você aprende sobre o contexto histórico que o texto bíblico foi escrito
- Exegese Bíblica. Um poderoso instrumento que vai auxiliar você na interpretação da palavra
- Interpretação prática, através de exemplos bíblicos.
- Tenha a hermenêutica e a exegese como ferramentas auxiliadoras na compreensão da Palavra
Um fator muito positivo nesse curso é uma garantia de 30 dias que é oferecida ao aluno, o que traz bastante conforte e segurança.
O curso é completo e riquíssimo. Um valor inestimável para o cristão que possibilita não apenas entender a Bíblia como também extrair lições valiosas
Concluindo
Veja, querido leitor. Nossa Bíblia é um livro complexo, grande e mistérios que merece um estudo dedicado. Amamos a Bíblia e ela merece toda nossa atenção, nossa inteligência e nosso estudo.
Deus abençoe!
Assuntos relacionados:
Bíblia versão NTLH
Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Evangélica?
Bíblia de Genebra – A mais poderosa Bíblia de estudo
Faça um comentário