
O curso pregador vocacionado vale a pena? É bom? Precisa disso?
Você sabe estruturar um sermão para pregação? Você fica nervoso ou com vergonha de pregar na igreja? Sua pregação impacta as pessoas? Elas prestam atenção na sua pregação, entendem e gostam? Acompanhe aqui como o Curso Pregador Vocacionado pode ajudar você a ser um pregador diferenciado, impactando a todos e mudando completamente seu ministério.
Durante muitos anos eu tive loja de produtos evangélicos. Foi uma época muito boa para mim e minha família, tínhamos contato com pessoas das igrejas o dia inteiro. De todas as igrejas que você, leitor, possa imaginar. E olha que tem muita igreja nesse Brasil de Meu Deus!
Com isso pude aprender bastante sobre as Igrejas e principalmente sobre o cristão. A relação de cada um com sua fé. A forma como cada um entende Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Eu sempre acreditei em uma única Igreja. Única no sentido da salvação em Cristo Jesus. Porém, múltiplas igrejas no sentido da experiência pessoal com Deus. Gosto muito de respeitar a experiência pessoal de cada um, assim como gosto que respeitem minha própria experiência.
E é isso que temos em comum, todos nós, irmãos na fé. A fé em Cristo, nosso único Senhor e Salvador.
Esses anos na loja descobri que os irmãos têm uma outra coisa em comum: a vontade de pregar a Palavra de Deus. Todos nós, de uma forma ou de outras, queremos falar sobre a salvação e “contar as boas novas”. Queremos contar aos outros a nossa própria experiência. Queremos verbalizar o que sentimos, o que pensamos.
Essa vontade de falar é muito natural nas pessoas. E a Bíblia incentiva a falarmos sobre isso. Ela quer que a gente fale, pregue, ensine, evangelize.
Falar de Deus para uma pessoa (ou duas, ou três) é muito simples. Temos muito o que dizer, as palavras saem com facilidade. Porém, se precisar pregar durante um culto, aí as coisas ficam um pouco mais delicadas.
Isso porque há uma responsabilidade nessa tarefa. Para se comunicar corretamente com uma plateia é preciso ter um mínimo de planejamento. Não dá pra subir no púlpito e começar a falar sobras as coisas que eu acho, dar um monte de palpites pessoais, citar uns versículos e pronto.
Muita gente acha que pregar na Igreja é isso aí. Que o Espírito Santo vai resolver isso na hora. Só que não. O Espírito Santo vai inspirar você no caminho da salvação, mas não vai preparar o seu sermão. Você corre o risco de se atrapalhar todo na hora, de não falar coisa com coisa, de falar um monte de “coisa nada a ver com nada”, de confundir as pessoas.
É preciso que o pregador de qualidade prepare sua pregação com cuidado antes de subir no púlpito. Consiga falar com propriedade e segurança. Fundamentar o que está dizendo e, principalmente, prender a atenção das pessoas que estão ouvindo.
Responde prá mim: você já discordou de alguma coisa que o pregador falou? Você já teve vontade de dormir no culto porque não dava para acompanhar o sermão?
Alguns pregadores são realmente inspirados, são pregadores vocacionados. Parece que nasceram para pregar. Irmãos com o dom da palavra, facilidade para falar. Porém, mesmo esses abençoados precisam preparar sua pregação. Não podem simplesmente subir no altar e começar a falar como se fossem animar um auditório. Tem que ter a fundamentação. Tem que passar uma mensagem inspiradora, correta e fundamentada.
Por isso eu creio tanto no estudo bíblico, nas leituras, nos cursos. Eu creio nas Escolas Bíblica Dominicais, nas Bíblias de Estudo, nos livros evangélicos, nos cursos de teologia. É através do estudo que vamos falar com sabedoria, com propriedade, com embasamento bíblico. É com estudo que vamos educar e evangelizar o próximo.
Objetivo deste texto
Este texto, querido leitor, é para indicar a você um curso de preparação de pregador de qualidade, que ensina como ser um pregador vocacionado. É o Curso Pregador Vocacionado, do presbítero Wallace Mello. Porém, antes de fala desse curso, deixa eu fazer um comentário.
Eu tenho este blog há mais de 10 anos (desde 2010). Tenho também uma página no Facebook (facebook.com/fonteevangelica). O link que vou passar aqui abaixo é para você comprar o curso que indico. O curso hoje custa pouco mais de 70 reais, bem baratinho. Mas o mais importante que quero dizer neste momento é que minha principal intenção aqui é fazer você entender a importância de uma preparação intelectual para o ministério.
Antes de mais nada eu sou cristão e o que digo aqui é o que eu realmente creio. Não só indico esse curso porque creio na importância da formação do pregador, como eu creio na qualidade do curso e do professor que dá as aulas.
Antes de continuar, vou trazer aqui um pequeno exemplo da importância da educação para a pregação. Vou falar um pouco sobre três tipos de pregação. Se você acompanhar, vai até lembrar de pregações que você viu na igreja e vai reconhecer esses estilos. O mais importante aqui é mostrar o quanto é importante a formação de um pregador antes de ele pregar nas igrejas. Acompanhe:
O que é um sermão expositivo?
Um sermão expositivo segue um livro da Bíblia, passagem por passagem, para permitir que o texto explique a si mesmo. O texto bíblico é central nesse tipo de pregação. Há o mínimo de interferência possível por parte do pregador. Entende-se que a Bíblia explicará a si mesma, bastando para isso ler o Texto Sagrado. O pregador “expositor” apenas apresenta (expõe) o texto.
Na pregação expositiva, o trabalho do pregador é exegeta, abordando a gramática, o contexto e o cenário histórico. Nunca a tentativa de interpretar o texto em si.
Muitas igrejas entendem que essa é a forma mais pura de pregação. Uma vez que o Espírito Santo inspirou o autor, não se faz necessário nova interferência humana para interpretação do texto.
Sermão temático
Em um sermão temático parte-se de um tema escolhido pelo pregador e usa-se passagens bíblicas para sustentar um ponto de vista. Por exemplo, em um sermão que fale sobre a preguiça, o pregador poderia sustentar que a preguiça é muitas vezes condenada na Bíblia e poderia – para justificar sua interpretação – citar Provérbios 19.15 (“A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome”) e com isso tentar explicar o que a Bíblia diz sobre a preguiça.
Perceba que nesse tipo de pregação parte-se um tema com uma interpretação deduzida. Usa-se a Bíblia para justificar a interpretação.
Veja que a Bíblia nesse caso é usada para apoiar a interpretação. Ao contrário da pregação expositiva, a pregação temática não tem a Bíblia como objeto central do sermão. O Livro Sagrado aqui é usando como instrumento de suporte à interpretação.
Sermão textual
O sermão textual parte de uma passagem bíblica para chegar a uma conclusão. Por exemplo, em Isaías 66: 7-13 “Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um menino”. O pregador poderia usar essa passagem para fazer um sermão sobre a maternidade, apesar da maternidade ser periférica nesse texto, uma ilustração do verdadeiro tema, que é a restauração de Israel durante o Reino Milenar.
Sermão Expositivo, Temático e Textual
Resumindo: o sermão temático inicia com um tema escolhido pelo pregador e apresenta uma interpretação. O pregador usa a Bíblia para sustentar sua interpretação.
O sermão textual o pregador parte de um trecho da Bíblia e apresenta uma interpretação.
Em ambos os casos, as interpretações são dadas pelo pregador.
No sermão expositivo o texto bíblico é central na pregação. Apresenta-se o texto em sua íntegra. O trabalho do pregador é (no máximo) apresentar elementos históricos, culturais de idiomático. O texto bíblico é o próprio objeto da pregação.
Não estamos aqui defendendo um estilo de pregação. Estamos dando apenas os elementos para que você, querido leitor, tire suas próprias conclusões com a luz do conhecimento.
Dito tudo isso, agora sim, vamos falar do curso:
Curso Manual Completo Pregador Vocacionado
Este curso é um campeão de vendas. Mais de 9 mil alunos o já fizeram. É um sucesso entre alunos e a comunidade de pregadores.
O curso abrange várias áreas importantes para a preparação do pregador.
- Ensina como preparar sermões temáticos, ou textuais ou expositivo. Muito importante para o planejamento da pregação.
- Algo importante nesse curso é trazer mais segurança para o pregador, fazendo com que ele pregue sem medo ou timidez. E consiga falar em público com convicção.
- Ajuda você a memorizar o sermão e passagens bíblicas.
- Conseguir trazer o texto certo para a ocasião certa.
- Como interpretar corretamente a Palavras
- Como manter a atenção de quem está ouvido, evitando a dispersão e tornando a pregação muito mais interessante.
- Uso correto de ilustrações o que gera mais engajamento das pessoas que estão assistindo.
- Prepara pregar em qualquer ocasião, como no culto, na ceia, ou outras ocasiões.
- Indica erros que os pregadores não podem cometer, corrige vícios de linguagens, ensina o uso correto da voz do pregador, postura e gesticulação.
- O curso é composto de 40 aulas.
- Um bônus importantíssimo são 5.000 esboços de sermões.
- Outro bônus que é oferecido é uma coletânea de 2700 ilustrações que podem ser usadas livremente nas pregações e torna o sermão muito mais envolvente.
- O Curso Pregador Vocacionado ainda conta com outros 4 bônus que enriquecem todo o estudo.
Finalizando
Espero ter conseguido deixar clara minha opinião sobre a importância de uma formação sólida no preparo intelectual de um pregador. A Bíblia e nossa fé merecem um estudo dedicado e atento. Essas armas nos ajudam em nossa jornada nessa terra, na compreensão das coisas da fé e na superação dos problemas dessa vida.
Deus abençoe a todos.
Fontes
Algumas informações traduzidas e adaptadas de https://www.goodmanson.com/
Assuntos relacionados
Curso de Interpretação Bíblica
Faça um comentário