Hermenêutica Bíblica – A importância da correta interpretação

Hermenêutica Bíblica
Hermenêutica Bíblica

HERMENÊUTICA BÍBLICA

Entenda a importância da correta interpretação através da hermenêutica bíblica

Hermenêutica Bíblica
Hermenêutica Bíblica

A hermenêutica bíblica pode parecer um assunto complicado, mas é crucial para o nosso estudo da Bíblia, teologia, sistemas de crenças e, por fim, nossas vidas.

Hermenêutica Bíblica: a única maneira de ser confiante

Você já se perguntou como dois eruditos cristãos com desejos semelhantes de entender a Bíblia podem chegar a duas conclusões totalmente diferentes? Se aqueles que passaram toda a vida estudando vigorosamente a Palavra de Deus não concordam, que esperança há para sabermos o que é verdade?

Podemos realmente saber o que Deus deseja comunicar ou estamos apenas presos a nossos palpites?

Hermenêutica bíblica é uma expressão elegante para o processo pelo qual abordamos a Bíblia e interpretamos as verdades da Palavra de Deus. A hermenêutica que usamos determinará, até certo ponto, nossa compreensão do que Deus comunicou. Queremos garantir que não estamos fazendo mau uso ou interpretando mal o que Ele nos deu.

Perigos Potenciais

Por algum motivo, gostamos de tratar a Bíblia de maneira diferente de outras publicações. Tendemos a esquecer que as mesmas regras de crítica literária se aplicam à Bíblia, assim como a qualquer outro trabalho.

Você consegue se imaginar lendo uma tragédia como se fosse uma comédia? Que tal apenas ler algumas páginas selecionadas de um romance de mistério e tentar explicá-lo a alguém? A pergunta é:  fazemos isso quando lemos a Bíblia?

Talvez tenhamos passado nossas vidas inteiras lendo o Novo Testamento sem nunca entender o fundamento do Antigo Testamento. Ou talvez estejamos tentados a ler os profetas como se fossem cartas para a Igreja. Você já examinou com entusiasmo as páginas da sua Bíblia em busca de uma passagem encorajadora, negligenciando o contexto histórico e literário? Todos esses exemplos são comuns e têm perigos associados a eles. A hermenêutica bíblica correta nos manterá longe de muitas armadilhas potenciais.

Saber a verdade

Saber estudar a Bíblia com uma hermenêutica adequada não só nos dará maior confiança em nossa caminhada com Deus e nos protegerá do perigo, mas é uma responsabilidade que nos foi dada. Deus nos deu a vontade de escolhê-lo, corpos para servi-lo, corações para amá-lo e – o que é mais apropriado para este assunto – mentes para conhecê-lo.

Acreditamos que Deus falou por meio de seres imperfeitos e que Sua comunicação não foi impedida pelo homem (2 Pedro 21: 16-21). Portanto, a verdade pode ser conhecida.

Acreditamos que é a vontade de Deus que cresçamos em nosso conhecimento Dele (Colossenses 1: 9-10). Portanto, a verdade deve ser conhecida.

Cremos que recebemos o dom para manejar corretamente a palavra da verdade (2 Timóteo 2:15). Portanto, a verdade deve ser tornada conhecida.

Se a verdade pode ser conhecida, deve ser conhecida e deve ser tornada conhecida. Então a hermenêutica que usamos é extremamente importante.

Seguindo em Frente

Como estudantes da Palavra de Deus, faremos bem em agir com cuidado ao interpretar. A Bíblia é a autoridade legítima sobre nossas vidas e, se a interpretarmos mal, nossas ações não serão baseadas na verdade. Isso deve criar um medo saudável ao buscarmos viver sob a autoridade de Deus.

A hermenêutica bíblica é muito importante quando estamos estudando as Escrituras. Se não estivermos lidando com a Palavra de Deus com o melhor de nossa capacidade, não estamos sendo fiéis com o que Deus nos deu.

Não perca

Não perca a verdade. Não caia em armadilhas enquanto lê a Bíblia. Uma hermenêutica bíblica irá equipá-lo para conhecer a Deus e sua Palavra de forma mais profunda do que você jamais imaginou ser possível. Se você quer entender o que Deus revelou, é mais do que importante. É essencial.

O que é hermenêutica bíblica?

Hermenêutica bíblica é a disciplina que estuda – da forma mais coerente possível – a interpretação da Bíblia. Ela busca o entendimento claro de todos os sentidos possíveis do que está escrito no Texto Sagrado.

Qual a diferença entre hermenêutica e exegese?

A hermenêutica bíblica é o estudo das possíveis interpretações da Bíblia. Já a teologia exegética estuda os livros sagrados (como a Bíblia e o Alcorão) utilizando o conhecimento das línguas originais em que foram escritos, como o hebraico e o grego antigo.

Os dois termos são muito próximos e complementares. De uma forma bem simplista podemos dizer que a hermenêutica é o campo de estudo que se preocupa em como interpretamos a Bíblia. A exegese é a interpretação real da Bíblia ao extrair o significado do texto bíblico.


Referências

Texto traduzido e adaptado do original What is Biblical Hermeneutics?


Assuntos relacionados

O que exatamente é teologia?

Como ler as citações bíblicas

Bíblia versão NTLH

Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Evangélica?

Bíblia de Genebra – A mais poderosa Bíblia de estudo

Curso de Interpretação Bíblica


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*