Pregação Expositiva: 5 razões para pregar sermão expositivo

Pregação Expositiva

Conheça os benefícios da pregação expositiva

Por pregação expositiva queremos dizer duas coisas. Em primeiro lugar – e mais importante – o pastor prega a mensagem da forma como ela está escrita, sem interpretações pessoais, sem interrupções, sem referências. A leitura é sequencial e completa. Não se prega um tópico, uma mensagem, uma lição moral, uma parábola, um conceito. Prega-se o próprio texto bíblico. A Bíblia é o centro da pregação.

Para mostrar o que não é uma pregação expositiva, veja um exemplo de pregação temática: Imagine o pregador falando sobre o tema “maternidade” e usando a passagem em Isaías 66: 7-13 “Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um menino”. Veja que essa passagem sequer está relacionada com a maternidade (o contexto trata da restauração de Israel durante o Reino Milenar).

Por acaso, a maternidade é usada no texto como uma alegoria. Porém, o pastor usa essa passagem para sustentar sua pregação. Perceba que nesse estilo de pregação o texto bíblico não é o centro da pregação. O centro é um tema escolhido pelo pregador. A Bíblia nesse caso é usada como suporte à pregação, não como elemento principal.

Em segundo lugar, falamos de pregação expositiva como uma série expositiva. Ou seja, uma série contínua de leituras abrangendo um livro inteiro da Bíblia. Isso é conhecido como a abordagem “lectio continua”, na qual o pastor prega um livro das Escrituras do começo ao fim.

Já falamos bastante sobre pregação expositiva em outros textos neste blog, como a review que fizemos do Curso Pregador Vocacionado. Porém, ainda queremos aqui incentivar pastores e pastoras a considerarem a pregação expositiva à luz dos seguintes benefícios:

  1. A pregação expositiva entrega à Igreja a Palavra de Deus a partir do texto. Como os profetas da antiguidade, o pregador expositivo pode declarar: “Assim diz o Senhor!” Seus sermões não contêm suas próprias ideias ou percepções, mas a mensagem que veio do autor bíblico sob a inspiração do Espírito Santo. A congregação sai do culto não pensando em quão inteligente ou interessante é o pregador, mas refletindo sobre os pensamentos de Deus. Visto que a Palavra de Deus é “viva e ativa” (Hebreus 4:12), a pregação expositiva é a melhor maneira de trazer poder espiritual para a Igreja. Além disso, quando o pregador primeiro se coloca sob a autoridade da Palavra de Deus, a autoridade divina do sermão é grandemente aumentada.
  2. A pregação expositiva apresenta um versículo ou passagem em todo seu contexto bíblico. Aqueles que não se empenham na pregação expositiva não percebem o quão significativo é esse benefício, mas pastores experientes sabem que isso faz uma grande diferença. O contexto é essencial para entender e ensinar uma passagem com precisão, e a pregação expositiva fornece esse benefício. Em vez de isolar passagens a congregação segue o caminho traçado pelo autor original do texto e descobre a mensagem de Cristo conforme o Espírito Santo a deu.
  3. Quando o pregador lê livros inteiros da Bíblia, ele é impedido de se concentrar em suas próprias ideias. Em vez disso, ensina tudo o que o autor inspirado escreveu originalmente. Dessa forma, toda a amplitude do ensino bíblico é aplicada de maneiras a enriquecer grandemente a congregação. Enquanto isso, o pastor é forçado a trabalhar em passagens difíceis e com isso seu próprio entendimento cresce.

Alguns dos sermões mais memoráveis ​​que ouvi vieram de passagens que o pregador dificilmente cobriria a menos que estivesse comprometido com a pregação expositiva. Na verdade, ao pregar livros inteiros da Escritura, muitas vezes fico surpreso ao ver como uma gama de tópicos ampla e interessante vem à tona.

4. A pregação expositiva é empolgante e envolvente. Quando um pastor está trabalhando em um livro inteiro das Escrituras, a congregação fica entusiasmada com as leituras e os membros não querem perder nenhum sermão. Quando a série é concluída, há uma sensação de realização, pois todo um livro das Escrituras foi estudado em profundidade e claramente compreendido.

Em muitas igrejas que usam a pregação expositiva, os novos membros identificam sua chegada à igreja pelo livro e capítulo que estava sendo estudado na época de sua chegada.

Além disso, a pregação expositiva permite que a congregação, ao longo dos anos, conheça uma grande quantidade de livros das Escrituras, incluindo os muitos tipos e situações diferentes encontrados.

5. A principal razão pela qual muitos pastores evitam a pregação expositiva é que ela dá muito trabalho. Porém, com paciência e persistência, o pastor acaba desenvolvendo uma compreensão cada vez mais forte das Escrituras e alimenta sua capacidade e desejo de estudar cada vez mais a Palavra de Deus. A pregação expositiva desenvolve o pregador espiritual e intelectualmente.

Poucas decisões terão um impacto mais significativo em uma igreja do que quando o pastor se compromete com a pregação expositiva. Você, pregador, imagine o benefício em sua vida se você passar anos ensinando a Palavra de Deus de forma integral, como ela foi originalmente escrita, colocando a Bíblia como o centro de sua pregação.


Fontes:

Traduzido e adaptado do original em Five Reasons to Practice Expository Preaching


Assuntos relacionados:

Curso Pregador Vocacionado

Pregador Vocacionado


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*